Responsáveis pela polinização de várias espécies vegetais silvestres e agrícolas, as abelhas têm papel fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas. Elas evoluíram junto com as plantas, com as flores e, entre elas, há uma relação interespecífica muito importante, pois uma depende da outra para sobreviver e prosperar.

No Brasil, existem abelhas silvestres nativas, conhecidas também como abelhas sem ferrão ou meliponíneos, e abelhas exóticas. A mais popular é a Apis mellifera – ou abelha europeia, responsável pela maior parte da produção de mel no País.

Na década de 50, abelhas africanas introduzidas no Brasil cruzaram com as europeias, criando um híbrido bastante agressivo que vem gerando com frequência acidentes junto à população. Nas obras de implantação, os encontros com as equipes de supressão da vegetação são frequentes, gerando s para as pessoas envolvidas nessa atividade.

Apesar desse risco, essas abelhas são muito importantes para os ecossistemas. Nesse sentido, a Ambientare incluiu no Programa de Afugentamento, Resgate e Realocação de Fauna- para a implantação do Projeto Novo Estado, o resgate e realocação das colmeias destes insetos.

 Resgates e manejos seguros em empreendimentos

O Projeto Novo Estado é constituído por três linhas de transmissão em 500 kV que atravessa 23 municípios nos estados do Pará e Tocantins, com extensão total de 1800 km. Ao longo desse traçado, foi prevista a supressão de 323 hectares de vegetação.

Com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes e preservar as colmeias de abelhas, foram realizados cursos de capacitação para todos os biólogos envolvidos no resgate de fauna, assim como motoserristas responsáveis pela supressão da vegetação.

O treinamento contou com aulas teóricas e práticas e garantiu o fornecimento de equipamentos de proteção individual necessários para a realização das atividades, dentre eles: caixa, roupa de apicultor de nylon, fumegador, par de botas de borracha e par de luvas.

Após o treinamento, foram estabelecidos os protocolos de segurança para o resgate e realocação das colmeias de abelhas, sendo realizadas dezenas de resgates com sucesso!

Continue lendo…

Precisa de ajuda?.

Ligue em +55 61 3322-0886