Top 3 do Brasil: Porto de Itaqui será leiloado dia 9 de abril pelo PPI

By Published On: 08/03/2021

O Porto do Itaqui é um dos destaques do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) graças ao seu potencial de exportação e à sua localização estratégica. Atualmente ele é o maior em exportação do Arco-Norte.

Ele está localizado no limite entre as regiões norte e nordeste do Brasil, no litoral oeste da Baía de São Marcos, a 11 km do centro. Pelos especialistas, essa é uma localização estratégica que traz competitividade. 

Fonte: (Reprodução/Internet)

Movimentação de líquidos e sólidos

O Porto de Itaqui possui vocação para a movimentação das duas cadeias: granéis sólidos como os grãos, principalmente para exportação de soja e milho, e líquidos, produtos petrolíferos com a importação de diesel e gasolina.

Esse segundo possui destaque. O Porto de Itaqui tem como principal carga os combustíveis. Segundo a perspectiva, os derivados de petróleo devem movimentar 17,9 milhões de toneladas em 2060, crescendo 1,7% ao ano.

Porto de Itaqui é hub de distribuição

Graças a suas conexões com ferrovias e rodovias, a chamada eficiência multimodal é o que dá ao Porto de Itaqui um forte fator competitivo. As rodovias e ferrovias criam um corredor logístico que liga o Porto ao centro-oeste do Brasil.

Fonte: (Reprodução/Internet)

O complexo de Itaqui atua como um hub de distribuição de combustível que atende o mercado local do norte e nordeste do Brasil, especificamente as regiões do Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Pará, além de abastecer outros estados próximos com navegações de cabotagem. 

Sobre o andamento do projeto 

O projeto se trata de um arrendamento de terminal portuário, greenfield. Ele possui 32.078 m². No PPI ele está em andamento desde o dia primeiro de setembro de 2019. Após realizados os Estudos e a Consulta Pública dois meses depois, em março de 2020 foi feito o Acórdão do TCU e foi aberto o edital no mês de dezembro. 

O arrendatário será responsável por arcar com a implantação da infraestrutura do terminal. Essa estrutura compreende o principal foco de movimentação para operação de granéis líquidos, incluindo:

  •  Edificações;
  •  Tancagem;
  •  Tubulações;
  • Equipamentos a serem utilizados na operação.

O projeto prevê a instalação de aproximadamente 78.722 m3 de capacidade estática. Segundo informações do Porto no PPI, a previsão de investimentos é de R$ 178,5 milhões   

História do Porto 

O Porto de Itaqui é o antigo Porto de São Luís escolhido pelos franceses em 1612. Sua história compreende um primeiro decreto de construção de instalações em 1918 pela C.H. Walker & Co. Ltda. que acabou não prosperando.

O atual porto foi construído com o foco de atender a necessidade de um porto no Maranhão. Com esse fim, a obra foi executada pelo Ministério da Viação e Obras Públicas já em 1939. 

A partir disso, até o fim dos anos 90 foram concluídas a instalação de novos trechos o 101 e 0 103, a extensão do cais com berços 104 e 105, e a construção de novos dos berços 106 e 107.

Quando passou a ser gerenciado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), dois novos berços foram construídos, em 2012 e 2018, um deles especializado em petróleo.