Auditoria e Fiscalização Ambiental: Entenda Como Funciona

Data de publicação: 26/01/2023
Estimativa de tempo de leitura: 3 minutos

A aquisição de projetos de terceiros deve ser precedida de uma análise criteriosa do empreendimento, a qual deve contar com a verificação do processo de licenciamento junto a órgãos ambientais e intervenientes, e a avaliação do contexto socioambiental da região de inserção. De posse destas informações, pode ser feito um levantamento de passivos socioambientais com o mapeamento de riscos do projeto e a elaboração de planos de ação, permitindo desta forma, uma tomada de decisão de forma assertiva.

Projetos em modelo de contratação Full EPC podem gerar riscos similares ao empreendedor, uma vez que o especialista é responsável por todo o processo de licenciamento ambiental, implantação até a entrega do empreendimento em operação.

Confira as principais práticas de Auditoria Ambiental que oferecemos:

DUE DILIGENCE

O Due Diligence Ambiental é uma prática importante e essencial para empresas que planejam investir em outras organizações. A ferramenta tem o papel fundamental de fornecer o máximo de informações possíveis sobre os riscos e oportunidades que o negócio envolve relacionados à conformidade legal e ambiental do empreendimento.

Esse processo de diligência prévia proporciona o resultado que embasará o interessado em sua tomada de decisão, com o desenvolvimento de um Relatório de Impacto Socioambiental e Plano de Ação para Mitigação de Riscos, os quais subsidiarão a tomada de decisão por parte do investidor.

AUDITORIA AMBIENTAL

De forma similar à Due Diligence Ambiental, as auditorias ambientais constituem-se como um importante procedimento para a avaliação de riscos e oportunidades relacionados à conformidade legal e ambiental da aquisição de empreendimentos em fase de operação.

Além das análises documentais do histórico de licenciamento ambiental e da etapa de implantação, um dos focos principais da auditoria é a verificação in situ da existência de passivos socioambientais e avaliação do contexto socioambiental da região de inserção, para verificação de eventuais novas obrigações legais. Estas informações são fundamentais para o desenvolvimento de um Relatório de Impacto Socioambiental e Plano de Ação para Mitigação de Riscos, os quais subsidiarão a tomada de decisão por parte do investidor.

ENGENHARIA DO PROPRIETÁRIO

A Engenharia do Proprietário é um modelo de contratação de serviços estabelecido para uma gestão completa e eficiente de todas as etapas e áreas de um projeto, desde a revisão e aprovação de estudos e projetos de engenharia nas etapas preliminares, até o controle de fornecedores, aspectos de saúde combinados com segurança do trabalho e execução de obras durante a implantação de um empreendimento.

O aspecto ambiental no modelo de Engenharia do Proprietário na fase de licenciamento ambiental se destina a avaliar a qualidade técnica e o atendimento dos estudos ambientais ao Termo de Referência e exigências complementares. Já na fase de obras, dedica-se ao acompanhamento e suporte ao empreendedor, quanto à gestão e execução dos Programas de Controle, Monitoramento, Mitigação e Compensação Ambiental.

Quer saber quais soluções temos para viabilizar o seu empreendimento? Marque uma conversa com um dos nossos consultores agora mesmo!