O que é:
O Estudo do Componente Quilombola (ECQ) e o Estudo do Componente Indígena (ECI) constituem a etapa inicial de estudos para a fase de LP. No ECQ e ECI são estudadas a história, tradições, cultura, e ocupação do solo e uso de recursos naturais pelas comunidades, sendo identificados e avaliados potenciais impactos socioambientais decorrentes do empreendimento, sendo indicadas de forma conceitual, medidas de mitigação e compensação.

Já no Plano Básico Ambiental Quilombola (PBAQ) e Plano Básico Ambiental Indígena (PBAI), estas medidas são apresentadas na forma de Programas Executivos, que subsidiarão a emissão da LI. Uma vez concluídos estes estudos, são realizadas as ações previstas durante a fase de obras e operação.

Finalidade:
O licenciamento ambiental de empreendimentos cuja implantação ou operação afetem comunidades tradicionais tais como indígenas e quilombolas, requer a elaboração de estudos específicos junto a estas comunidades.

Diferenciais Ambientare:
A Ambientare elabora estudos de comunidades tradicionais em todo o território nacional para empreendimentos das mais diversas tipologias, sempre com responsabilidade, ética e respeito à cultura destes povos. Além disso, realizamos o gerenciamento destes processos em todas as suas etapas de tramitação junto aos órgãos intervenientes INCRA e FUNAI, até a emissão das anuências para subsidiar a emissão das licenças ambientais.