O que é:
A Arqueologia é a ciência que estuda o histórico, costume e modo de vida de sociedades humanas pretéritas por meio de evidências materiais, por exemplo, fósseis, pinturas, ferramentas e edificações; imateriais, relacionadas às manifestações socioculturais que são transmitidas de geração para geração.

Finalidade:
Neste sentido, os estudos arqueológicos são realizados em processos de licenciamento ambiental com o intuito de conciliar a preservação e gestão do patrimônio arqueológico, histórico e cultural do país face à implantação de empreendimentos de infraestrutura no país.

Diferenciais Ambientare:
Para realizar os Estudos Arqueológicos com assertividade e qualidade, a Ambientare desenvolveu um método de modelos preditivos a partir de um referencial técnico e teórico associado à abordagem de arqueologia da paisagem e geoindicadores arqueológicos. Com isso conseguimos definir previamente áreas com potencial arqueológico alto e muito alto, otimizando o tempo dos levantamentos de campo. A otimização em conjunto com alinhamento técnico junto ao IPHAN promove um aumento da eficiência do processo, garantindo o sucesso do projeto.