Você sabe o que são “cidades esponja”? 🏙️💧
O conceito de “cidade esponja” vem ganhando cada vez mais visibilidade no Brasil, principalmente após os desastres causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Mas, afinal, o que são cidades esponja e quais os seus benefícios?
Este conceito envolve a criação de infraestruturas que absorvem, retêm e reutilizam a água da chuva, ajudando a mitigar os efeitos das chuvas intensas e reduzindo o risco de enchentes. Os benefícios das cidades esponja incluem a melhoria da drenagem urbana, a redução de danos causados por enchentes e a promoção de um ambiente urbano mais resiliente.
A especialista em mudanças climáticas e analista de geoprocessamento, Cibele Oliveira Lima (cibele.col), participou da matéria publicada pelos jornais Brasil61 e Gazeta Rio, explicando a importância das cidades esponja, considerando o anúncio da Prefeitura do Rio de Janeiro sobre a adoção do conceito para controle de enchentes e alagamentos na região.
Cibele destacou que “as cidades esponja não só ajudam a controlar enchentes, mas também melhoram a qualidade de vida urbana ao criar espaços verdes e promover a sustentabilidade”. No entanto, é importante destacar que implementar essa abordagem apresenta desafios, como a necessidade de investimentos significativos em infraestrutura e a adaptação de áreas urbanas já desenvolvidas.
E você, o que acha das cidades esponja?
A Ambientare segue atenta às tendências de práticas em favor da redução dos impactos ambientais, e sempre à disposição para contribuir com a construção de matérias ligadas ao meio ambiente nos principais veículos de imprensa do país.
QUER FALAR CONOSCO?
FALE COM UM DE
NOSSOS ESPECIALISTAS
ENVIE UM WHATS
AGENDE SUA REUNIÃO
ENVIE UM E-MAIL
ENDEREÇO