cidades esponja

Data de publicação: 24/07/2024

Você sabe o que são “cidades esponja”? 🏙️💧

O conceito de “cidade esponja” vem ganhando cada vez mais visibilidade no Brasil, principalmente após os desastres causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Mas, afinal, o que são cidades esponja e quais os seus benefícios?

Este conceito envolve a criação de infraestruturas que absorvem, retêm e reutilizam a água da chuva, ajudando a mitigar os efeitos das chuvas intensas e reduzindo o risco de enchentes. Os benefícios das cidades esponja incluem a melhoria da drenagem urbana, a redução de danos causados por enchentes e a promoção de um ambiente urbano mais resiliente.

A especialista em mudanças climáticas e analista de geoprocessamento, Cibele Oliveira Lima (cibele.col), participou da matéria publicada pelos jornais Brasil61 e Gazeta Rio, explicando a importância das cidades esponja, considerando o anúncio da Prefeitura do Rio de Janeiro sobre a adoção do conceito para controle de enchentes e alagamentos na região.

Cibele destacou que “as cidades esponja não só ajudam a controlar enchentes, mas também melhoram a qualidade de vida urbana ao criar espaços verdes e promover a sustentabilidade”. No entanto, é importante destacar que implementar essa abordagem apresenta desafios, como a necessidade de investimentos significativos em infraestrutura e a adaptação de áreas urbanas já desenvolvidas.

E você, o que acha das cidades esponja?

A Ambientare segue atenta às tendências de práticas em favor da redução dos impactos ambientais, e sempre à disposição para contribuir com a construção de matérias ligadas ao meio ambiente nos principais veículos de imprensa do país.